Neste Dia Mundial do Cancro Lembre-se: Nós Podemos. Eu Posso - quinta-feira, 04 fevereiro 2016


Nós Podemos. Eu Posso é o slogan da campanha lançada pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC) para no âmbito do Dia Mundial do Cancro, que é hoje assinalado. O objectivo é sensibilizar as pessoas para os cuidados a ter por forma a prevenir a doença. Da UICC faz parte a Liga Portuguesa Contra o Cancro, que hoje promove várias iniciativas de reflexão e de sensibilização por todo o país, até porque os números são avassaladores: no mundo, todos os anos morrem, cerca de 8 milhões de pessoas vítimas de cancro (segundo dados divulgados pela Liga Portuguesa Contra o Cancro).
 
A prevenção deve, por isso, estar na linha da frente para combater estes números e esta campanha internacional deixa algumas directrizes nesse sentido, como por exemplo: as pessoas devem aderir aos programas de rastreio; melhorar o acesso aos cuidados de saúde; esclarecer as ideias pré-concebidas em torno do cancro, falando sobre o tema; a adopção de estilos de vida saudáveis; prestar apoio àqueles que são doentes oncológicos, ajudando-os a adaptar-se às mudanças que ocorrem na sua vida.
 
Veja no seguinte link mais informação sobre esta campanha: www.ligacontracancro.pt/www/uploads/word-cancer-day-2016-18/wcd-conteudos/dia-mundial-do-cancro-2016-18-69.pdf