Portugal Preside Organismo Internacional da Juventude até 2020 Actualidade

Portugal Preside Organismo Internacional da Juventude até 2020

Portugal e a República Dominicana foram recentemente nomeados presidentes do Organismo Internacional de Juventude Para a Ibero-América (OIJ). A entidade é responsável pela implementação do “Pacto da Juventude”.

Este pacto conjuga 24 acordos, através dos quais se definem prioridades na intervenção da juventude na sociedade. O seu objetivo passa por consolidar uma Iberoamérica próspera e coesa a nível intergeracional.

A presidência vai ser assumida pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que reconhece a OIJ como uma referência na implementação de políticas de juventude a nível global.

Em 2019, o Organismo Internacional de Juventude Para a Ibero-América vai avançar com novidades, como o Plano de Cooperação Digital, o Tratado Internacional sobre os Direitos Humanos das Pessoas Jovens, a implementação do Cartão Jovem Ibero-americano e a consolidação da plataforma "Eu posso empreender".

A decisão foi tomada pelos Altos Representantes da região ao longo da conferência de Ministras, Ministros e responsáveis pela área da juventude, que teve lugar na Guatemala, onde houve ainda espaço para a aprovação do roteiro e das linhas de ação do Pacto Juventude 2030.

Portugal faz parte deste organismo desde 1992, e garante, assim, a sua presidência até 2020.