Suporte a Tv Amadora

Estado de Emergência Termina a 2 de Maio Actualidade

Estado de Emergência Termina a 2 de Maio

O Presidente da República afirmou hoje que "o estado de emergência cessará a sua vigência no dia 02 de maio à meia-noite". As declarações foram feitas no final da reunião com especialistas no Infarmed.

Marcelo Rebelo de Sousa disse que a seguir ao estado de emergência continua a ser fundamental o controlo da situação e que a reabertura vai ser feita com pequenos passos: "as duas coisas são inseparáveis: a retoma por pequenos passos e a preocupação do controlo permanente da situação".

Quanto à possibilidade recorrer novamente ao estado de emergância, o presidente da república espera “não ser necessário, no futuro, recorrer novamente ao estado de emergência. Se for necessário isso será ponderado".

Mesmo com o fim do estado de emergência isso não significa qualquer tipo de facilitismo. "Não é o fim da necessidade de controlo e da necessidade de os portugueses seguirem num esforço muito cívico de que depende deles a evolução desse surto”. Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que pode existir um segundo surto de covid-19 "no fim do ano ou no começo do ano que vem”.