Suporte a Tv Amadora

COVID-19: Governo Anuncia Mais Apoios para as Famílias Actualidade

COVID-19: Governo Anuncia Mais Apoios para as Famílias

As famílias onde os pais alternem semanalmente o teletrabalho, tendo pelo menos uma criança a frequentar creche, pré-escolar ou o primeiro ciclo do ensino básico, vão receber 100% do seu salário, ao contrário dos 66%, previstos na lei anterior. A medida foi hoje aprovada em conselho de ministros.

Neste grupo de famílias, estão também as monoparentais ou agregados que têm a cargo pessoa com deficiência igual ou superior a 60% (independentemente da idade). Este aumento no apoio às famílias é assim suportado pela Segurança Social. A Ministra da Segurança Social afirmou que estes apoios destinam-se a "casos de manifesta dificuldade em conciliar" o teletrabalho e a vida familiar com os filhos, principalmente os que "têm maior dependência e menor autonomia das crianças, nomeadamente nas aulas à distância".

Pensão na Hora
Neste conselho de ministros foi também aprovada a Pensão na Hora, ou seja, o pedido de pensão por velhice passa a ser realizado via online. Com base nos rendimentos declarados, através da Segurança Social Direta, é calculado, automaticamente, um valor de pensão. Caso o beneficiário concorde este passa a ser pago de imediato. O sistema será implementado ao longo do mês de fevereiro. Nas palavras de Ana Mendes Godinho, esta medida, que faz parte do projeto Simplex, “é uma mudança radical no processo de atribuição de pensão da velhice”. Destaque ainda para a aprovação do aumento de dez euros mensais para as pensões mais baixas (até 658,21 euros).