Suporte a Tv Amadora

“Todos por Um”: Pedro Abrunhosa Lança Tema de Apelo para Um Mundo Mais Justo Actualidade

“Todos por Um”: Pedro Abrunhosa Lança Tema de Apelo para Um Mundo Mais Justo

A campanha Rumo a 2030 desafiou Pedro Abrunhosa para a criação de um tema que chamasse à atenção para os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (Agenda 2030). O resultado está na canção “Todos Por Um”, lançada no passado dia 20 de Fevereiro, Dia Mundial da Justiça Social. A data não podia ser mais apropriada, uma vez que nesta canção o músico apela à nossa mobilização em prol de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.

Em Portugal, a campanha Rumo a 2030 é levada a cabo pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMFV), pela Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, da qual faz parte a cidade da Amadora, e pela Câmara Municipal de Oeiras.

Pandemia COVID-19 Aumenta Pobreza Extrema
Segundo o Relatório “Progress towards the Sustainable Development Goals”, no que diz respeito ao ODS 1- Erradicar a Fome, antes da COVID-19 os números da pobreza global estavam a diminuir. No entanto, esse desaceleramento já não seria suficiente para acabar com a pobreza até 2030. Agora, com a pandemia o cenário é ainda pior. “A pandemia está a empurrar dezenas de milhões de pessoas de volta à pobreza extrema, desfazendo anos de progresso. Embora a pandemia tenha salientado a necessidade de reforçar a proteção social e a preparação e resposta a emergências, estas medidas são insuficientes para salvaguardar os pobres e vulneráveis, que mais necessitam delas., lê-se no comunicado do IMVF.

A Amadora na Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento
O município da Amadora tem vindo a trabalhar nesta rede, participando em ações e divulgando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Recorde-se a colocação do Cubo ODS, no Parque Central, no passado mês de Outubro. Uma forma de informar e alertar a comunidade para os ODS e a necessidade premente de os cumprir.

Oiça aqui o tema "Todos Por Um" de Pedro Abrunhosa e inspire-se para fazer a sua parte no que toca a ter um mundo mais sustentável e justo.

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

Erradicação da Pobreza
Acabar com a Fome
Vida Saudável
Educação de Qualidade
Igualdade de Género
Água e Saneamento
Energias Renováveis
Trabalho Digno e Crescimento Económico
Inovação e Infraestruturas
Reduzir as Desigualdades
Cidades e Comunidades Sustentáveis
Produção e Consumo Sustentável
Combater as Alterações Climáticas
Oceanos, Mares e Recursos Marinhos
Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade
Paz e Justiça
Parcerias para o Desenvolvimento