COVID-19: Proibida Vendas ao Postigo e Circulação Entre Concelhos ao Fim de Semana

18 Janeiro 2021

Descrição

Está proibida a entrega e venda ao postigo em qualquer estabelecimento comercial, excepto a restauração. No entanto, na área da restauração, ao postigo não podem ser vendidas bebidas, como por exemplo o café. Não pode, também, consumir qualquer produto na via pública e nas imediações dos estabelecimentos. Estas foram três das medidas hoje anunciadas por António Costa para reforçar o confinamento essencial ao combate da pandemia de COVID-19.

Estão proibidas as promoções e liquidações de qualquer tipo. Não pode, também, circular entre concelhos ao fim de semana. Os jardins podem apenas frequentar de passagem, mas não permanecer. O primeiro-ministro deixou um apelo aos presidentes das autarquias para limitar o acesso a locais de grande concentração de pessoas, como zonas ribeirinhas. Equipamentos como parques infantis e bancos de jardim não podem ser frequentados, assim como espaços de atividade desportiva, como o padel. Os centros de dia e de convívio estão encerrados.

Para reforçar o teletrabalho, todos os trabalhadores que têm de se deslocar devem ter uma credencial emitida pela entidade empregadora. As empresas do sector dos serviços que tenham mais de 250 trabalhadores devem notificar a ACT da lista de nomes dos funcionário cuja presença física no local é indispensável.

O estabelecimentos de retalho alimentar podem estar abertos até às 20h durante a semana e ao sábado e ao domingo até às 17h.
O primeiro-ministro deixou claro que as forças de segurança vão estar mais visíveis na via pública, assim como nas imediações das escolas para prevenir ajuntamentos.

Quanto à vacinação, António Costa disse ainda que esta vai ser acelerada nos lares, prevendo que a primeira toma esteja feita, na sua totalidade destes locais, até ao final da próxima semana.
António Costa apelou para que as pessoas fiquem em casa, uma vez que este é o momento mais grave desta pandemia, até porque está “em causa a saúde e a vida de cada um de nós e de cada uma das pessoas que nos rodeia”.

Noticias Atualidade
;