Escolas e Creches Encerram. Lojas de Cidadão também Fecham.

21 Janeiro 2021

Descrição

As escolas e creches encerram já amanhã por quinze dias. António Costa fez o anúncio hoje no final do Conselho de Ministros. A decisão é justificada pela alta disseminação do vírus. Depois da reunião com os especialistas do Instituto de Saúde Pública Ricardo Jorge verifica-se o aumento de 8% para 20%, desde a semana passada, da presença da chamada variante britânica, podendo, nas próximas semanas, chegar a ser a causa de 60% das infeções.

De ressalvar que todas as actividades letivas estão suspensas, ou seja, estes quinze dias sem aulas vão ser compensados no calendário escolar. As datas vão ser definidas depois das conversações do Ministro da Educação com os diretores de escola. Não há, por isso, atividade letiva online ou por outros meios. Os ATL’s também encerram.

Para os encarregados de educação com crianças até 12 anos, estas serão apoiadas, tal como aconteceu no primeiro confinamento em Março, em 66% do seu vencimento. As escolas de acolhimento para os educandos cujos encarregados exercem profissões em serviços essenciais continuam a funiicionar. O apoio alimentar aos alunos beneficiários da ação social escolar continua, assim como o apoio aos alunos com necessidades especiais.

Também as lojas do cidadão encerram e os outros serviços públicos podem funcionar apenas com marcação. Os processos não urgentes nos tribunais também estão suspensos, assim como os prazos judiciais. As Comissão de Proteção de Crianças e Jovens vão continuar a funcionar em pleno.

Noticias Atualidade
;