Faltam Demolir 79 Barracas para a Erradicação Total do Bairro Santa Filomena

25 Março 2015

Descrição

 As demolições no Bairro de Santa Filomena continuam a decorrer, ontem a autarquia procedeu à destruição de algumas habitações. Esta acção levou a que a Associação Habita fizesse saber que “a operação (...) em curso envolve várias casas do bairro, várias delas habitadas. Temos conhecimento que pelo menos dois agregados familiares, um total de 14 pessoas, incluindo seis crianças, estão a ser despejadas, sem qualquer alternativa habitacional”.

No entanto, em comunicado, a Autarquia fez saber que são várias as situações encontradas neste bairro “desde famílias que possuem alternativa habitacional fora do bairro, quer através de aluguer de casas ou mesmo de realojamento no âmbito do PER inseridas no devido agregado familiar, outras que já beneficiaram no passado de apoios financeiros da Câmara e da Segurança Social para compra e/ou arrendamento de habitação e que decidiram regressar ao bairro, e até mesmo famílias que se recusaram a discutir com a autarquia e todas as entidades envolvidas (Segurança Social, Embaixada de Cabo Verde e Alto Comissariado para as Migrações) qualquer apoio no encontro de uma alternativa habitacional digna”.

Foi em 2012 que a Câmara Municipal da Amadora deu início à erradicação deste bairro, garantido tem trabalhado com todas as famílias, dizendo que ao longo de todo este processo foram já “demolidas 336 construções, faltando 79 para finalizar a erradicação deste núcleo degradado, podendo finalmente proporcionar àqueles que se encontram inscritos no Programa Especial de Realojamento, uma habitação condigna”.

O Programa Especial de Realojamento remonta a 1993, onde foram identificadas em Santa Filomena 583 agregados familiares, que residiam em 442 habitações.  

Noticias Atualidade
;