Governo Autoriza Deslocações Entre Concelhos no Natal e Proíbe-as no Ano Novo

05 Dezembro 2020

Descrição

O primeiro Ministro anunciou hoje as medidas de controlo da pandemia da COVID-19 que vão vigorar no Natal e no Ano Novo.

Hoje, na conferência de imprensa, António Costa começou por alertar que as medidas que se vivem atualmente nos concelhos de elevado e de extremo risco são para manter até ao dia 7 de Janeiro, tendo apenas como excepções o período de Natal e do Ano Novo. Portanto, aos fins de semana continua a estar proibida a circulação na via pública depois das 13h, mantendo-se os mesmos horários para a restauração. No entanto, a partir de dia 8 de Dezembro, já não está proibida a circulação entre concelhos ao fim de semana.

No Natal vai ser permitida a circulação entre concelhos: dias 23 e 24 pode estar em trânsito, 24 e 25 pode circular até às 2h do dia seguinte e no dia 26 até às 23h.

No Ano Novo, a circulação entre concelhos está proibida (de 31 de Dezembro a 4 de Janeiro) e na noite de passagem de ano a circulação na via pública pode acontecer até às 2h e no dia 1 de Jnaiero até às 23h. As festas públicas ou abertas ao público na passagem do ano estão proibidas.

Quanto às medidas para a restauração, nas noites de 24 e 25 esta pode operar até à 1h. No dia 26 podem estar abertos até às 15:30h, restrição a aplicar nos concelhos de risco muito elevado e extremo.

Na noite de 31 de Janeiro, os restaurantes podem funcionar até à 1h e no dia seguinte até às 15:30h, restrição apenas nos concelhos de risco elevado e extremo.

Como medidas gerais, na rua não podem existir ajuntamentos com mais de 6 pessoas, sendo necessário que se evite juntar muita gente, estar demasiado tempo sem máscara e deve-se optar por espaços arejados e grandes.

O primeiro-ministro voltou a afirmar que as excepções no Natal e Ano Novo apenas se irão concretizar caso na avaliação de dia 18 esta seja positiva. Para tal, é necessário continuar a cumprir todas as regras.

Segundo o mapa apresentado hoje por António Costa, a Amadora passa para a lista dos concelhos com risco elevado, descendo do nível de muito elevado.

Noticias Atualidade
;