Uso da Máscara Deixa de Ser Obrigatório em Espaços Fechados e Escolas

21 Abril 2022

Descrição

A Ministra da Saúde anunciou hoje, em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, que estão reunidas as condições necessárias para o fim do uso obrigatório de máscara nos espaços fechados e nas escolas. As únicas excepções continuam a ser os transportes públicos, incluindo o transporte aéreo, táxi e TVDE. Além disso, também os estabelecimentos como lares, hospitais e unidades de cuidados continuados, assim como o serviço de apoio domiciliário, continuam a exigir a utilização de máscaras.

Quanto ao certificado digital deixa de ser exigido no acesso a locais de prestação de cuidados de saúde, lares e estruturas residenciais.
No que diz respeito à realização de testes COVID-19 deixa de ter regras fixas e apenas a DGS poderá determinar a sua realização.

Marta Temido esclarece que Portugal não está "no patamar ideal", mas que "o caminho permite neste momento alterar o enquadramento que existia”. A Ministra afirma que a pandemia não acabou e que as medidas podem vir ser tomadas de forma sazonal.

Estas novas normas entram em vigor aquando da publicação em Diário da República, para a qual ainda não há uma data definida.

Fonte da Imagem: unsplash.com

Noticias Atualidade
;