Dia Internacional dos Monumentos e Sítios “Património Religioso e Espaços Sagrados” comemorado na Amadora

17 Abril 2008

Descrição

A Câmara Municipal da Amadora associa-se ao convite efectuado pelo IGESPAR, e comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios “Património Religioso e Espaços Sagrados”.

No próximo dia 18 de Abril, a Necrópole de Carenque estará aberta ao público em geral, e sem necessidade de marcação prévia, das 10.00h às 17.30h. É pois uma boa oportunidade para conhecer um pouco melhor a História dos primórdios da ocupação da Amadora.

A Necrópole de Carenque
A Necrópole de Carenque é constituída por três sepulcros colectivos (designados de I, II e III, contando de Este para Oeste) escavados nos afloramentos calcários do Tojal de Vila Chã, entre Carenque e os Moinhos da Funcheira.
Estes sepulcros, descobertos e escavados em 1932 pelo arqueólogo Manuel Heleno, então Director do Museu Etnológico do Dr. Leite de Vasconcellos, actual Museu Nacional de Arqueologia, revestem-se de grande interesse para a compreensão da nossa pré-história, tendo sido construídos no final do IV milénio, início do III milénio, e reutilizados no final do III milénio.
O conjunto de sepulturas, designadas Grutas Artificiais, por terem sido escavadas na rocha, integram-se numa tradição cultural funerária mediterrânica, evidenciando também características próprias numa região que coincide, grosso modo, com o estuário do Tejo.
Desde 1936 que a Necrópole de Carenque se encontra classificada como Monumento Nacional.

Para saber como chegar à Necrópole de Carenque, consulte o mapa.

 

Noticias Cultura
;